Prêmio Impar
Grupo RIC
IBOPE Inteligência

escolha a cidade

Depoimentos

  • Filtre por:

LEONARDO PETRELLI

LEONARDO PETRELLI

Presidente Executivo do Grupo RIC Paraná

+Ver depoimento completo

Por mais um ano realizamos o projeto IMPAR – Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional – em parceria com o IBOPE Inteligência, uma pesquisa que reforça a missão do nosso Grupo: fomentar o regionalismo e a economia local. Este já é o nono ano que contratamos este trabalho com o nosso parceiro, para fazer uma ampla reavaliação dos hábitos de consumo e comportamento dos paranaenses.

O que o IMPAR faz é apontar um caminho para a definição de estratégias de crescimento em 26 segmentos de negócios, de 05 regiões distintas do Paraná, nas cidades de Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Toledo. O resultado é expressado por meio da entrega de um prêmio, uma homenagem aos empresários que têm suas marcas mais lembradas. Marcas essas que têm maior afinidade com o seu consumidor, que se destacaram durante o ano e têm direcionado o seu pensamento estratégico de forma identificada para os consumidores dos seus produtos e serviços, agindo e respeitando as características culturais e hábitos de consumo de cada localidade.

Um ponto importante deste projeto, e novamente uma tendência que o resultado da pesquisa aponta, são marcas locais que conquistam uma relevância e um engajamento expressivo em suas praças de atuação, superando muitas vezes grandes corporações nacionais, que sempre lideraram os rankings das marcas preferidas e mais lembradas. Uma vitória que apresenta empresas em setores como o varejo, a saúde, a educação, entre outras, que estão conseguindo resultados positivos nesses anos de mudanças pautadas pelas tecnologias digitais. Mercados onde cada vez mais os consumidores estão sendo impactados por todos os tipos de mídia, um estilo de vida mais conectado, mais tecnológico, onde somos desafiados a encontrar novos modelos de negócio e fortalecer mais nossas marcas a cada dia. E essa é a maior de todas as oportunidades.

O próprio IMPAR é um exemplo desta entrega de informação que se integra perfeitamente no contexto atual da comunicação. Além da nossa tarefa diária de geração de conteúdos de relevância local a partir das nossas plataformas de TV, Rádio, Internet e Impresso, contribuímos por meio da pesquisa, do evento e de toda esta ação de relacionamento com as marcas locais, oferecendo informações que são estratégicas para o desenvolvimento dos negócios nestas regiões.

Assim como pensamos em nosso Grupo, e que fica comprovado a partir dos resultados do nosso projeto IMPAR, buscamos sempre reforçar os benefícios do foco no regionalismo. Um direcionamento aos empresários, independente do porte de suas empresas, para investirem no mercado local, um recurso que retorna para a própria economia, gerando um autodesenvolvimento da região e conquistando cada vez mais a preferência dos seus consumidores. Uma filosofia que combina muito bem com as melhores práticas de gestão e está alinhada aos princípios cooperativistas, inclusive que se mostra comprovada pela forte presença das cooperativas entre as marcas líderes de várias categorias no interior do nosso Estado.

O nosso desafio é apresentar para o mercado a importância disso, que é fundamental olhar para os seus clusters e suas pequenas regiões de consumo. O que conseguimos comprovar é que na conjuntura atual da comunicação não são mais necessários grandes investimentos em mídias ou plataformas de grande cobertura, mas sim que o planejamento seja adequado e assertivo ao público-alvo, que seja alocado em plataformas que interajam de forma mais próxima ao seu cliente.

Não poderíamos finalizar este editorial sem celebrar uma premiação importante da nossa marca nesta edição do IMPAR, os 30 anos de atuação do Grupo RIC. Nos sentimos premiados com as Bodas de Pérola. São 30 anos trabalhando movidos pela ética e a imparcialidade dos fatos, destinando um foco regional na informação por meio de nossas multiplataformas, retratando a vida da nossa gente e da nossa terra, seja pela TV, rádio, veículos impressos e pela internet. São anos dedicados a inovação e valorização da nossa cultura, entretenimento e a informação, e se torna gratificante perceber a grande contribuição que damos para o desenvolvimento de todo o Paraná.

JULIO CALIL

JULIO CALIL

Diretor de contas do IBOPE Inteligência

+Ver depoimento completo

Na última década, o IBOPE Inteligência e o Grupo RIC levaram ao público paranaense não apenas mais um resultado de pesquisa, mas a radiografia do mercado competitivo das maiores marcas presentes no Paraná, por meio do Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional. O IMPAR, como é conhecido, revelou ao longo desses anos aquelas marcas que alcançaram a maior afinidade com o consumidor paranaense.

Atualmente, o consumidor é impactado por tantas informações que o fato de uma marca ser lembrada é mais do que um reconhecimento, é uma conquista. Ter o melhor produto e um preço justo já não é mais diferencial, é um filtro sem o qual a sua marca talvez não seja nem mesmo considerada durante o processo de decisão do consumidor.

Com o momento social, político e econômico vivido em todo o Brasil, e também no Paraná, o consumidor está disposto a experimentar e a ampliar suas escolhas, inclusive em categorias nas quais existem marcas consagradas. Por isso, ter a mensagem certa e investir no veículo de comunicação correto é fundamental para que a sua marca ou produto esteja sempre presente na vida do consumidor.

E como saber se a empresa está no caminho certo? Nada melhor do que uma pesquisa para isso. O objetivo do IMPAR não é revelar o que o paranaense está consumindo agora, mas sim o que ele tem como referência e preferência de produtos e serviços em 26 categorias. É isso que faz do IMPAR a mais completa pesquisa do gênero no Sul do Brasil. Trata-se de uma importante ferramenta para melhorar as vendas e o relacionamento das marcas com o consumidor do estado. Parabéns às marcas vencedoras.

DARCI PIANA

DARCI PIANA

Presidente do Sistema Fecomércio / Sesc Senac Paraná

+Ver depoimento completo

Indicadores de posicionamento de marcas são ferramentas essenciais para o desenvolvimento das estratégias de marketing das empresas. Em um mercado competitivo como o que vivemos, as deduções empíricas deixaram de ser consideradas. São necessárias informações embasadas na mais apurada das técnicas, sem o que as marcas não se firmam, não chegam a ocupar espaço na mente do consumidor. Para o comércio paranaense, responsável por mais de 60% do PIB do estado, com 478 mil empresas e quase 1,7 milhão de trabalhadores, pesquisas como a realizada pelo IMPAR se mostram valiosas. Os 63 sindicatos filiados à Federação do Comércio do Paraná podem monitorar as atuações das empresas a eles vinculadas. No âmbito do Sistema Fecomércio, ainda permite que sejam aferidas as posições no mercado de Sesc e Senac, nossas instituições que oferecem qualificação profissional, educação, cultura, saúde, esporte, lazer e ação social. Por ele tomamos conhecimento da expressividade das nossas marcas, ao envolver a população. Outra qualidade da pesquisa é contribuir para o desenvolvimento da economia paranaense, posto que um correto apelo promocional garante maior impacto nas vendas, gerando receita e impostos. Fortalecer as empresas e o empreendedorismo, para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos sempre foi e será a nossa missão, concretizada por parcerias como esta mantida com o Grupo RIC.

BETO RICHA

BETO RICHA

Governador do Paraná

+Ver depoimento completo

Para os paranaenses, que vivem um tempo de desenvolvimento socioeconômico, apesar de todas as dificuldades em nível nacional consequentes da crise herdada dos desacertos petistas, mais uma vez o Prêmio IMPAR reveste-se de grande importância. Com a credibilidade de duas organizações que merecem nosso aval – Grupo RIC e IBOPE Inteligência, o Índice de Marcas de Preferência e Afinidade Regional demonstra como o Paraná respondeu à sua evolução socioeconômica, com crescimento singular de seu parque industrial e fortalecimento dos setores agropecuário, comercial e de serviços, além de forte inclusão social e valorização da vida. Parabéns aos organizadores do IMPAR!

MARCELO BELINATI

MARCELO BELINATI

Prefeito de Londrina

+Ver depoimento completo

Quero parabenizar o Grupo RIC Paraná por esta iniciativa com o Prêmio IMPAR. Seu resultado é fruto do reconhecimento e da importância que as empresas lembradas, durante a pesquisa, têm para a vida de nossa população e nossa cidade. Os reflexos servem para que estes mesmos empreendimentos continuem direcionando seus projetos de negócios para um mercado cada vez mais global e competitivo. Quem ganha com isso somos nós, consumidores londrinenses.

Prêmio Impar