Prêmio Impar
Grupo RIC
IBOPE Inteligência

escolha a cidade

O valor das marcas

O valor das marcas

O objetivo do IMPAR é fortalecer a importância do investimento na regionalização, pois é um projeto que faz um retrato dos valores e dos hábitos de consumo dos paranaenses, destacando as características de cada região. Uma marca realmente relevante para um determinado local é aquela que consegue influenciar atitudes e comportamentos de compra do consumidor.

Cada vez mais, o poder de escolha e a decisão de compra estão nas mãos dos clientes, que também possuem uma postura exigente quanto à marca, e aos produtos e serviços que esta oferece. Conhecer o seu público e saber se relacionar com ele já é uma regra para as marcas, empresas, instituições e até mesmo órgãos públicos que desejam acompanhar a evolução do mercado.

 

Marcas mais do que lembradas, consumidas.

Em mais um ano, o Grupo RIC, em parceria com o IBOPE Inteligência, apresenta o resultado de uma pesquisa que aponta as marcas preferidas pelos consumidores em 26 categorias diferentes, nas cidades de Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Toledo.

As 1260 entrevistas foram distribuídas desproporcionalmente, sendo 252 em cada uma das 05 cidades do Estado. A metodologia utilizada foi pesquisa quantitativa, com entrevistas realizadas pessoalmente em domicílios previamente sorteados. A margem de erro da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.

Projeto já consolidado no Paraná, o IMPAR, Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional, em sua nona edição, reconhece empresários, agências e publicitários que incluem em seu plano de comunicação o investimento regional, contemplando os valores e cultura de cada região.

 

As marcas do coração dos paranaenses

A nona edição do IMPAR analisou, a partir de uma amostra da população regional, quais são os hábitos de consumo e as preferências do consumidor paranaense. Além disso, a pesquisa também levantou como esses consumidores percebem as marcas locais.

Este levantamento também disponibiliza informações valiosas para o diagnóstico das empresas, instituições e governo, como perfil demográfico, econômico, social e comportamental, atitudes em relação ao meio ambiente além do uso e acesso à tecnologia.

Com um critério único desenvolvido pelo IBOPE Inteligência, o IMPAR vai além de outras pesquisas, pois não se limita a apenas registrar a lembrança de uma marca, mas também a preferência de compra, aproximando da realidade de consumo e dando mais valor à opinião dos consumidores.

Para chegar aos resultados da pesquisa, os pesos das respostas de cada uma das cidades são considerados, levando-se em conta uma ponderação do volume de pesquisas. Entenda os critérios que foram adotados pelo IBOPE Inteligência para que a amostra traduza uma leitura da realidade de todas as cidades pesquisadas.

Prêmio Impar